Celulite

celulite

Vamos falar da celulite, a HLDG. Nós vamos falar aqui hoje como é que a gente pode melhorar o quadro de HLDG das nossas clientes através da terapia BioOrtoMolecular, através da estética de resultado.

Eu quero simplesmente explicar um pouco melhor a terminação –ite da palavra celulite. Muitas vezes utilizamos a palavra celulite para o nosso cliente, que muitas vezes não entende da parte científica, mas toda vez que você ver a terminação da palavra em –ite como bursite, gastrite e tendinite, quer dizer que é uma inflamação. Então você profissional que está ai de norte ao sul do país e fora do país também, quando for falar entre profissionais, não vamos utilizar a palavra celulite, pois estará induzindo a uma inflamação e nem toda HLDG é uma celulite ou uma inflamação. Então é importantíssimo a gente entender isso.

Quais são os sinais e sintomas da inflamação?

Então toda vez que você encontrar a terminação – ite como em bursite, gastrite, tendinite, quer dizer que é uma inflamação. E para ser uma inflamação é importantíssimo que você profissional saiba como identificar essa inflamação. E para ser uma inflamação tem que ter: dor; rubor ou vermelhidão; calor, você coloca as costas da mão naquela região que está mais aquecida; o tumor, que é o inchaço e a perda da função, porque a pessoa não consegue desempenhar as suas funções quando ela tem uma bursite, tem uma tendinite ou uma gastrite, ela não consegue digerir os alimentos com qualidade.

Então vamos falar hoje do ponto de vista científico. Dependendo da sua formação ao invés de usar a terminologia HLDG, que eu já vou explicar o que é, use a terminologia FEG. Os fisioterapeutas usam muito esta terminologia, mas eu vou utilizar a terminologia HLDG, hidrolipo distrofia ginóide.

Para ser um HLDG tem que ter um componente de retenção de água, o H vem de Hidro, pois existe uma retenção hídrica.

Toda vez que você ver uma HDLG é legal você saber avaliar, já vi em muitas aulas, eu ministro aula há bastante tempo e tem pessoas que confundem HLDG com flacidez e gordura localizada. É importantíssimo você saber avaliar e eu vou dar aqui alguns toques de como você pode avaliar a HLDG.

L vem de Lipo, porque tem um componente de gordura que está envolvido com componentes de células adipostas. O D é de Distrofia, porque existe um problema naquela região. E o G vem de genóide ou ginóide, porque a HLDG se acumula mais na região do quadris.

H – Hidro

L – Lipo

D – Distrofia

G – Genóide ou Ginóide

Então a celulite, como é vulgarmente chamada, o nome científico é HLDG. Você tem vários graus de HLDG, que eu já quero mostrar para vocês quais são esses graus e como você pode trabalhar com cada um.

Como eu trabalho nos graus de HLDG?

Celulite

Tem, eu vou passar aqui uma classificação um pouco mais aprofundada para você que está nos acompanhando, então é importantíssimo você acompanhar isso aqui.

Vamos aprender a classificar o HLDG?

Existem vários graus de HLDG, o primeiro grau ou primeiro nível, como você preferir, teve uma médica uma vez no Estadão que escreveu uma matéria e ela escreveu assim: Todo mundo tem celulite. O que essa médica quis dizer? Era que todo mundo tinha o primeiro grau de HLDG. E na época ela foi mal interpretada e tomou ‘sapatada’ de vários lugares, porque às vezes a pessoa não entende o contexto daquela entrevista, ela estava explicando que o primeiro grau de HLDG era o líquido entre as células. Foi o que essa doutora quis explicar que o primeiro grau de HLDG seria um líquido entre as células. É quando você faz um pinçamento e tem uma retenção líquida, isso aqui todo mundo tem.

O segundo nível de HLDG. As nossas células liberam toxinas no nosso meio extracelular toda vez que sua célula vai produzir ATP, que é o trifosfato de adenosina, ou seja, a energia biocelular, a partir do oxigênio e da glicose, libera toxinas (radicais livres). Se o seu meio extracelular, os capilares linfáticos não estiverem funcionando adequadamente ou se você estiver consumindo muitas toxinas na sua alimentação como refrigerante, hamburguer, batata frita, comida com agrotóxico, pesticidas…

O segundo nível eu aposto que você que está ai já fez. Um dia a senhora de lingerie em frente do espelho deu aquela contraída no glúteo e olhou no espelho e falou: o que é isso? É o segundo grau de HLDG.

Eu conheço a moçadinha mais jovem, as adolescentes principalmente da alimentação desregrada que hoje nós temos, e o segundo nível passou faz tempo. A maioria da galera já está no terceiro nível.

O terceiro nível é o quê? Imagina o líquido e as células. As células liberam toxinas e se você está se alimentando de toxinas, refrigerantes, enlatados, embutidos, comida com excesso de sódio, com excesso de açúcar, com excesso de acidez, que eu já expliquei nos programas anteriores, é só ir ai na lista de programas e assistir. Se tiver excesso de toxinas o sistema linfático não dá conta porque é muita toxina, o nosso sistema linfático tem um limite máximo de eliminar toxinas do meio extracelular e se tiver muita toxina ele não dá conta. E começa a sobrecarregar o meio extracelular de toxinas e existe uma regra de fisiologia muito importante. Toda vez que tiver excesso de toxinas ou excesso de substâncias no meio extracelular o nosso corpo manda água para a região para diluir essas toxinas ou para diminuir as substâncias que estão ali concentradas naquela região. Porque o corpo manda água para diluir? Porque se isso estiver muito compacto, vai pressionar os vasos linfáticos, vai pressionar os vasos sanguineos, se pressionar os vasos sanguineos não chega a quantidade ideal de nutrientes, não chega a quantidade de oxigênio adequada para as suas células produzirem as suas matrizes celulares. Se a gente imaginar que isso aqui é fibroblasto, ela não vai produzir a quantidade de colágeno e elastina adequados. Então é importantíssimo quando você tem concentrações de compostos o seu corpo manda água para diluir e ai você deve estar falando bem assim, professor, e o que fazer agora? Calma, daqui a pouco eu vou dar a solução dentro da terapia BioOrtoMolecular, vou encaixar isso na técnica que você já faz, que é a drenagem linfática, deixa comigo, daqui a pouco eu dou a dica para você.

Primeiro eu quero te explicar isso para você entender bem, que a HLDG vai cronificando, quanto mais retenção de toxinas, pior é. O primeiro mecanismo do corpo é enviar água para fazer uma diluição.

O terceiro grau de celulite é quando já tem os edemas, aqui já é visivel a olho nu. Não precisa fazer um garrote, contrair, aqui você já enxerga naturalmente. Você já vai olhar e ver uma concentração de edemas, uma concentração de retenção hidrica.

Professor, a coisa pode piorar? Pode sim.

O quarto grau ou quarto nível de HLDG. O que acontece? O corpo enviou água e você continuou a consumir refrigerante, cerveja, comendo churrasco, hamburguer, toda as coisas gostosas que fazem mal à saúde. E o corpo primeiro tentou diluir, pois é a primeira reação de defesa dele. Só que o quarto grau é a segunda reação ou segundo mecanismo de defesa. Quando a retenção de toxinas é tão grave que o seu corpo fala o seguinte, tenho que encapsular isso ai é quando começa a criar uma malha de fibra em volta, começam a surgir as fibroses, é aquela HLDG ou celulite que é vulgarmente conhecida como casca de laranja. Só que até chegar aqui seu corpo te deu muitos avisos. É que você ou sua cliente realmente não tomaram nenhuma atitude, quando entra já no quarto grau, só o recurso da drenagem linfática já não é suficiente. Muitas vezes vão precisar aqui de recursos mais avançados, terão que entrar a ajuda de outros profissionais junto com o esteticista ou o esteticista vai ter que utilizar de tecnologia para começar a diluir essa malha fibrótica.

Professor e quando é realmente a celulite?

Alguns autores consideram o quarto nível como celulite, eu não considero porque nem toda fibrose é uma inflamação. Eu considero como celulite o quinto grau.

O quinto grau é quando essa fibrose inflama e você tem a inflamação. Só que até chegar aqui no quinto grau, tem caminho. Mas quantas das suas clientes estão aqui no quinto grau? Várias, não é isso? Eu vou explicar porque elas chegaram até o quinto grau. Qual é o seu papel na área de bem-estar, saúde e beleza? É fazer junto com os profissionais, como equipe multidisciplinar, uma regressão dessa HLDG. Lembrando que ninguém faz nada sozinho, vai precisar do médico, do biomédico, do fisioterapeuta, muitas vezes aqui é uma equipe multidisciplinar para que essa pessoa tenha uma melhora no seu grau de HLDG. E quero chamar atenção, estou explicando de uma maneira científica, mas o HLDG é uma das coisas que mais afastam as pessoas de ir a uma praia, uma piscina, emocionalmente e psicologicamente isso tem uma influência enorme na vida social da pessoa, ela não vai mais à piscina, na praia, ela não usa mais uma legging branca.

Agora vou mostrar para vocês, porque acontece isso e vou mostrar também como evitar isso. E vou falar de terapia BioOrtoMolecular, mas vou ter que falar de bem-estar e qualidade de vida.

Vamos entender o porquê da HLDG. Vamos entender. Primeiramente, você profissional que está ai, quando você atende uma senhora de 60, 70 anos, ela tem menos ou mais HLDG do que as mocinhas de 16,17, 20, 40 anos? Com certeza a galera jovem tem mais HLDG do que a galera de antigamente. Por quê? Porque a alimentação de antigamente, era uma alimentação mais natural. As pessoas para comerem uma galinha, tinham que correr atrás da galinha. A alimentação natural você tinha que colher, tinha que plantar para qualquer coisa exigia um grau de esforço enorme. Hoje em dia a alimentação está pronta e o pior de tudo é que a nossa alimentação, como eu já mostrei em programas anteriores, tem excesso de carboidratos, tem excesso de toxinas, tem excesso de acidez. Tudo isso aqui leva principalmente à retenção hídrica.  O primeiro vilão que nós temos hoje é a alimentação, refrigerante e assim vai.

Professor, mas eu amo água e tomo 3 litros de água por dia. Eu já falei disso em outros programas, qual é o PH da água que você está bebendo? Porque se você estiver bebendo uma água abaixo do PH sanguíneo (7.35) você estará tomando toxinas. Porque você falou de água agora? Gente, é importantíssimo a questão da água, principalmente para tratamento de HLDG.  Para você eliminar toxinas, eliminar retenção hídrica, você tem que beber água e é um dos questionamentos que muitos profissionais não sabem explicar para seu cliente. Porque a cliente chega e fala assim: eu estou com retenção hídrica, como é que eu vou beber mais água ainda? Ele tem que entender que está com retenção hídrica pelo excesso de toxinas. Então para você eliminar a retenção hídrica você tem que beber água. Você tem que beber de dois a três litros de água por dia, por quê? Primeiro de tudo você tem que eliminar diariamente dois litros de água com toxinas, o seu corpo produz dois litros de toxinas e o seu corpo utiliza como veículo a água para eliminar as toxinas. Só que olha só, se o seu corpo precisa eliminar dois litros de toxinas por dia, mas se você só bebe um litro de água por dia, fica um litro de toxinas dentro do seu corpo. Então é importantíssimo você conciliar a quantidade de água que você bebe para eliminar as toxinas. E a alimentação, como é que eu devo fazer? A alimentação deve ser a mais natural possível.  Eu sei que nos dias de hoje é quase impossível fazer uma alimentação natural, eu dou muitas aulas pelo Brasil e eu estava em um evento de alimentação orgânica e a briga da galera que planta o orgânico é convencer o seu vizinho a plantar orgânico também, porque quando o vizinho coloca veneno na plantação dele, o vento leva e contamina também a produção orgânica. Logico que a produção orgânica não tem a mesma quantidade de veneno da produção convencional.

Como posso anular parte dos pesticidas e agrotóxicos que vem nas frutas, legumes e verduras?

Coloca de molho por 20 minutos na água alcalina, neutraliza parte dos agrotóxicos.

Também é importante para você que quer fazer o tratamento de HLDG beber 400 ml de água alcalina em jejum, estou falando de fisiologia. Quando entra a água o nosso cérebro entende que ele pode eliminar toxinas. Se não entrou água só vai eliminar água se entrar água na quantidade adequada e uma água com PH entre 8 e 9, por quê? Se entrar uma água ácida para o cérebro e seus rins essa água é toxina, ela é eliminada na forma de urina e não chega onde deve chegar que é na matriz celular. 66% da água do corpo tem que estar dentro da célula. Para tratamento de HLDG para dar certo, primeiro de tudo você tem que consumir a quantidade de água correta, você tem que ter uma alimentação mais natural e tem também que fazer exercícios físicos.

Professor, não gosto de exercício físico. Então fica com a HLDG no seu corpo. Precisa fazer exercício físico, faça uma modalidade que te dê prazer, a dica do exercício físico é fazer algo que dá prazer. Sempre com acompanhamento, claro.

Você pode investir mais?

Reeducação alimentar, só que procura uma nutricionista funcional que tenha a ver com a sua filosofia de vida. Esses dias atrás eu fui visitar uma nutricionista, que fui explicar da água, tem uma grande profissional lá no Itaim Bibi, e meu amigo perguntou se eu podia explicar sobre água para ela. E quem pediu foi o médico que faz parceria com ela, quando eu cheguei lá ela falou que a água não era importante, é importante proteínas, gorduras, sais minerais. Pensei como água não é importante? 70% do nosso corpo são formados por água e ela ainda passa uma alimentação para seus clientes baseada em uma alimentação industrializada.

Entre tomar o suco de laranja e o refrigerante?

Celulite

O suco de laranja. Mas o senhor falou que o suco de laranja não faz bem por causa da frutose, mas ainda é melhor a frutose do suco do que as toxinas do refrigerante, que tem um PH de 2.5 extremamente ácido, que vai fazer mal a sua saúde podendo levar há várias disfunções, não só HLDG mas pode gerar disfunções mais graves.

Hidratação com PH correto e também é importante um sono adequado, é importante dormir a hora adequada de sono, se você dormir pouco você está na base do cortisol. A pessoa que não dorme direito a sua suprarrenal tem que produzir adrenalina, noradrenalina e cortisol para te manter acordado o tempo inteiro. E com isso está com excesso de cortisol e o cortisol gera edemas.

E o cortisol dos alimentos também leva ao HLDG? Também.

Qual é a solução?

Dentro da terapia BioOrtoMolecular que é a minha especialidade, eu vou indicar para você o Detox BioOrtoMolecular.

O Detox, você vai indicar para a sua cliente para utilizar entre 30, 60 e 90 dias e eu já vou explicar o que é.

Primeiro, Detox BioOrtoMolecular. Você vai indicar para sua cliente os minerais: iodo, enxofre e magnésio. Ela vai utilizar três vezes ao dia no punho. O detox é importantíssimo para o resultado do seu trabalho. Então são estes três minerais que farão a limpeza do organismo da cliente.

A cliente pode utilizar mais alguma coisa para utilizar no detox? Ela vai utilizar o ÍonReduc, que é um complexo de minerais que diminui gordura localizada. Aonde ela vai utilizar? Nas regiões aonde ela tem acúmulo de gordura e HLDG.

Quantas vezes por dia a cliente deve utilizar o ÍonReduc? Duas vezes ao dia, manhã e noite.

Professor, eu quero utilizar o ÍonReduc nos meus tratamentos.  Como posso utiliza-lo nos meus tratamentos? Sempre antes do creme de sua preferência. Então você vai preparar a pele da sua cliente com água termal e sabonete esfoliante, você vai vir com o ÍonReduc, depois o creme de sua preferência ou com eletroterapia.

O que mais a minha cliente deve fazer?

A água alcalina no detox BioOrtoMolecular é imprescindível (400 ml de água alcalina em jejum).

Eu passei de uma maneira muito simples o que é HLDG, também ensinei de maneira simples os graus de HLDG, expliquei porque as pessoas hoje tem mais HLDG do que antigamente e expliquei como você pode resolver o problema da sua cliente, pois é um dos problemas que mais afeta as pessoas na estética.

 

Pin It on Pinterest

Share This