CIRURGIA BARIÁTRICA ANTES E DEPOIS

A cirurgia bariátrica vem ajudando milhares de pessoas que sofrem de obesidade, um mal que atinge todo o mundo de uma forma preocupante para as organizações de saúde, o que gera muito empenho para impedir o crescimento deste caos.
Esta cirurgia é considerada uma das mais eficazes para quem está realmente precisando, pois ela é capaz de transformar totalmente o corpo de uma pessoa em um curto espaço de tempo. Talvez este seja o principal fator que a torne tão valorizada.
Conversamos com Luciane Martins que sofria com a obesidade. Exatamente por causa disto, ela frequentava bastante os médicos, já que vez ou outra surgia um problema por via do excesso de gordura corporal.
Sendo assim, ao visitar sua endocrinologista, a mesma propôs uma forma de Luciane revolucionar sua vida. A médica falava da cirurgia bariátrica, coisa que nunca havia passado pela cabeça de Luciane.
Mas ela acatou a ideia da sua endócrino e encarou com firmeza o processo cirúrgico, na tentativa de minimizar todos os problemas possíveis.

O que é a cirurgia bariátrica?

A todo tempo os especialistas estão buscando novas formas de tratar determinado problema enfrentado pela população. Desta forma, em meio tantos estudos e análises, a cirurgia bariátrica surgiu e está sendo procurada e recomendada até hoje.
Esta é uma solução que trata exclusivamente pessoas com obesidade de nível 3, ou seja, apesar de ser tão eficaz, não é qualquer pessoa que pode adotar o método bariátrico.
Sendo assim, é preciso que o estado do paciente esteja em um grau alarmante, onde outras doenças começam a surgir, justamente por causa da obesidade, assim como ocorreu com Luciane.

Os principais tipos

A cirurgia bariátrica não se restringe a um único tipo de procedimento. Mas será a situação do paciente que dirá qual será a mais adequada para o momento.

• Restritiva
Esta cirurgia quando restritiva, significa que será feito apenas um único processo no organismo do paciente.
É que o estômago será o órgão modificado, ou seja, haverá uma restrição, ou diminuição do mesmo, interferindo diretamente no que o paciente vai ingerir daqui para frente.

• Mista
Este tipo de cirurgia bariátrica já possui um nível mais avançado do que a anterior, sendo para casos mais específicos.
A cirurgia, quando mista, significa que mais de uma parte vai ser mexida. Portanto, não só o estômago será reduzido, como também haverá um desvio do intestino.
Independente de qual destes dois métodos seja feita, o objetivo é o mesmo. A intenção é sempre reduzir a quantidade de alimentos ingeridos e a quantidade que o organismo irá absorver.

As pessoas têm medo de encarar a cirurgia

Uma cirurgia capaz de modificar totalmente a vida de uma pessoa, mas que não a que gera mais confiança em quem precisa.
É comum ver alguém com receio de encarar fazer a cirurgia bariátrica, pelo fato de mexer em órgãos sensíveis e vitais para a vida de um ser humano.
Porém, estes são detalhes que não passam de um medo, já que a realidade é bem diferente. Os profissionais envolvidos estarão preparados para manter a cautela e precisão necessária, atingindo resultados incríveis.
Além disso, a situação em que um paciente que está necessitando desta cirurgia não das melhores. Por isso, o melhor a se fazer é confiar em quem mais quer ajudar e tem clareza da gravidade do problema, os médicos.

A importância da nutrição

Assim como cita Luciane, ter o acompanhamento de uma nutricionista é uma atitude imprescindível para manter a harmonia em seu organismo, antes e depois da cirurgia.
Isto porque, antes do procedimento cirúrgico, o corpo precisa ir se adaptando ao que irá passar, já que do nada haverá uma grande restrição.
Ir fazendo com que o corpo se acostume é sempre uma boa forma de trabalhar em cima da reeducação alimentar e promover maiores benefícios no futuro.
Sendo assim, depois de ter passado pela redução estomacal, manter uma boa alimentação, além da quantidade certa de cada nutriente é simplesmente fundamental para que a eficácia dos resultados permaneça por longos períodos.

Vantagens em fazer a cirurgia

Não é só o corpo que ganha com a realização desta cirurgia, sabia? Existem outros fatores vitais para um ser humano que são beneficiados.

• Autoestima
Com uma boa autoestima é sempre a melhor forma de o ser humano encarar as principais situações da vida, promovendo mais satisfação de viver.

• Diminuição da timidez
Tem algo pior do que ser impedido de fazer algo, justamente por causa da timidez? Com certeza, não. Oportunidades podem ser deixadas de lado por haver timidez.

• Mais flexibilidade
Uma dor comum, entre as pessoas que sofrem com a obesidade, é a falta de flexibilidade em todo o corpo.
Este é, sem dúvidas, um desejo enorme de quem está muito acima do peso, ganhar mais flexibilidade para realizar as tarefas.

• Mais produtividade
Esta vantagem tem a ver com a anterior. É que por haver maior flexibilidade a pessoa acaba por realizar as atividades com mais eficiência, o que gera uma maior produtividade.
Então, a cirurgia bariátrica só tem a oferecer benefícios. Percebe-se isto através da história de Luciane, na qual conquistou uma nova vida.

Temas Relacionados

Assista os Programas do Canal Estética na TV

Programa Viver de Estética com Daniela Martello
Programa Além da Estética

Siga o Canal Estética na TV nas redes sociais

Pin It on Pinterest

Share This