FRANQUIA DE ESTÉTICA – CLINICA MAIS TOP ESTÉTICA

 

 

O Estética na TV de hoje vai tratar de um tema super atual: o empreendedorismo. Cristiano dos Santos conversou com Natália Ribeiro e Caio Oliveira, responsáveis por um case de sucesso que já virou franquia de estética e tem crescido muito em apenas dois anos de vida: a clínica Mais Top Estética.

Natalia Ribeiro é fisioterapeuta dermatofuncional e, juntamente com seu noivo, Caio Oliveira, ex-bancário formado em administração, realizaram o sonho de ter o próprio negócio. Ela conta que sempre quis ter sua própria clínica de estética e o noivo acreditou e comprou sua ideia. Juntos fundaram a Franquia de Estética Mais Top Estética, que hoje já é um modelo formatado de plano de negócio. Embora felizes com o resultado do trabalho, dizem que não faziam ideia de que alcançariam tanto sucesso em tão pouco tempo. “Para você ter uma ideia, a Mais Top de Cruzeiro já cresceu mais de 300%”, disse Caio, responsável pela administração e marketing da empresa.
Cristiano quis saber como começou o sonho e o projeto da franquia de estética.

“Sou de uma cidade pequena chamada Bandeirantes, que fica no Paraná. Fiz faculdade de Fisioterapia e logo em seguida emendei uma pós-graduação em Dermatofuncional. Trabalhei numa franquia de estética por quatro anos e considero que minhas experiências lá foram muito importantes para meu aprendizado na prática”, explica Natália Ribeiro.

Ela conta que seu noivo trabalhava em um banco e foi transferido para a cidade de Cruzeiro, em São Paulo, no Vale do Paraíba, onde eles não conheciam ninguém e estavam começando do zero. “Eu sempre quis trabalhar com algo que pudesse fazer bem para o outro. Como vivi o dia a dia de uma clínica, isso fez toda diferença na hora de montar meu negócio, pois acompanhei todos os desafios que eles enfrentaram e também vi o sucesso que a empresa alcançou”.

Começaram o projeto da franquia de estética com saldo negativo

Natália relata que eles começaram o negócio com 50 mil reais negativo. “Eu estava desempregada e soube que era possível fazer um empréstimo pelo Banco do Povo Paulista. Embora seja mais fácil que em alguns outros bancos, o processo também foi um pouco burocrático. Eu só consegui sete mil reais. Era tudo o que tínhamos para começar nossa clínica. Teríamos que montar o negócio com sete mil reais apenas”.

Com esse dinheiro em mãos, o casal alugou uma sala comercial, que foi dividida em dois ambientes (recepção e sala de atendimento). Mas se depararam com a necessidade de um equipamento de luz que custava 40 mil reais. Natália diz que se sentia segura em oferecer esse serviço de estética, pela experiência que já tinha em realizá-lo e por ser um serviço de alta procura. Depois de ligar várias vezes e insistir muito com o vendedor representante da marca, conseguiram comprá-la em 10 vezes no cheque.

“Parcelamos em dez cheques e tenho certeza que o vendedor nem imagina o bem que nos fez. Conseguimos pagar o equipamento com o próprio faturamento da clínica. Claro, trabalhávamos 15 horas por dia, pois ainda não tínhamos capital de giro. Mesmo sem ter cliente marcado, ficávamos com a porta aberta caso aparece alguém”, explica.

Crescimento Meteórico da Clinica de Estética

A clínica começou a crescer de forma meteórica e em outubro de 2017 o casal conseguiu formatar o modelo de expansão para fazer o projeto de franquia de estética. Organizaram um coquetel e conseguiram despertar o interesse de alguns investidores. “Não tínhamos dinheiro para crescer, mas a gente pensou em formatar tudo para ser franquia. Nossa estratégia de marketing e gestão foi certeira”, conta orgulhosa.

Com apenas quatro meses eles já tiveram condições de alugar outra sala e contratar mais uma fisioterapeuta. “Hoje já somos quatro fisioterapeutas na clínica. Eu contrato sempre profissionais da área formados porque trazem mais segurança e garantia para o cliente”.

No segundo bloco do programa, Cristiano conversou com Caio Oliveira, noivo de Natália, responsável pela administração e marketing da marca. Segundo ele, o negócio deu certo porque acreditaram num estilo diferente de gestão. “Sempre falo da importância de se trabalhar em empresa grande, com gestão de pessoas e clientes. O grande desafio é conseguir manter a equipe motivada, já que as metas de venda e cobrança são muito agressivas. Nós não queríamos isso no nosso negócio. Sempre dizemos que eles [funcionários] compraram nosso sonho e não nós demos emprego a eles. Aqui não é um ambiente enraizado. Eles podem sair para tomar um sorvete a hora que quiserem”, explica Caio.

Ele conta que o maior desafio que enfrentaram foi o fato de estar numa cidade nova, onde as pessoas não os conheciam. “Eles não conheciam a gente e a clínica ainda não existia para eles. Tínhamos a dificuldade de não poder colocar faixa na frente da clínica. Tentamos a panfletagem, mas não funcionou e isso nos frustrava. Foi então que eu percebi que as pessoas estavam no celular e que nós precisávamos entrar no celular para alcançá-las. Investi em marketing digital pesado, redes sociais, comunicação pelo WhatsApp e deu certo”.

Segundo eles relataram, a primeira unidade da Mais Top Estética foi em Cruzeiro. A primeira franquia da marca foi na cidade de Lorena; a segunda, no shopping Vale Sul. “Temos mais de 200 pedidos de franquia em processo de negociação atualmente”.

Caio diz que é preciso avaliar o perfil empreendedor de cada um para entender qual o melhor modelo de negócio a ser desenvolvido. “Um amigo sempre diz que primeiro vem a ideia, depois a equipe e por último o dinheiro. Eu concordo com ele. Quando já existe um produto ou serviço que traz resultado, a ideia ou modelo de negócio precisa ser respeitado. Isso é autoridade e é umas das vantagens de se ter uma franquia. Se a pessoa não gostar e não acreditar, ela pode se prejudicar e prejudicar a nós também”, finaliza.

Acesse nosso site : www.esteticanatv.com.br

Mídias Sociais do Programa Estética na TV
Facebook: https://www.facebook.com/programaesteticanatv
Instagram: @esteticanatv
Youtube: https://www.youtube.com/user/esteticanatv?sub_confirmation=1

Apresentação:
Cristiano dos Santos www.cristianodossantos.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/CristianoDosSantosEstetica/
Instagram: @cristianodossantosestetica
Dicas para profissionais de Estética: https://www.youtube.com/user/cristianoestetica

Temas Relacionados

Assista os Programas do Canal Estética na TV

Programa Viver de Estética com Daniela Martello
Programa Além da Estética

Siga o Canal Estética na TV nas redes sociais

Pin It on Pinterest

Share This